27 agosto 2012

As amostras de tricot - 2

Que agulhas escolher para fazer a amostra?

Podemos considerar duas situações: queremos seguir exatamente um projecto ou queremos realizar um projecto nosso. Hoje vamos considerar a primeira situação, temos um modelo e queremos segui-lo à risca. 
Nos modelos existe sempre a referência ao tipo de fio que é utilizado e o número de metros por 100g (ou por 50 g).

Ex: 100% Wool, 190 meter / 210 yds per 100g.

Neste exemplo indicam-nos que o fio a usar deverá ter cerca de 190m por 100g. Então devemos começar por escolher um fio que seja parecido neste aspecto, ao fio recomendado.
Nas meadas ou novelos o rótulo dá esta indicação. Na fotografia podem ver que um novelo de 50 g tem cerca de 95 m. 2 novelos deste fio (100g) têm por isso 190m, exatamente o que o modelo indica. Partindo então de um fio semelhante vamos fazer a amostra com a agulha que recomendam no modelo. Neste caso usei o diâmetro 4,5 mm.

No modelo indicam também quais os valores da amostra, em geral um número de malhas e de voltas correspondentes a um quadrado de 10cm de lado.

Ex:18 sts/26 rows = 4”/10cm in stockinette stitch. 

Ou seja 18 malhas e 26 voltas em malha lisa deverão formar um quadrado de 10cm de lado. No entanto, para fazermos a amostra devemos montar um número de malhas superior a este valor e fazer também um número superior de voltas.
A medida é sempre tirada no centro da amostra pois as malhas da ourela enrolam um pouco e tornam dificil fazer uma medição precisa do número de malhas.
Na foto acima podemos ver que em 10 cm cabem exatamente as 18 malhas que o modelo indica. Mas nem sempre isto acontece.

Imaginem que nos 10 cm cabia um número superior de malhas, 20 por exemplo. Então teriamos de aumentar o número da agulha porque a malha estaria a ficar "apertada" (usar agulha de 5,0mm por exemplo).

Se tivessemos menos malhas nos 10 cm, 16 malhas por exemplo, a malha estaria "larga" e teriamos de diminuir o número da agulha (usar agulha de 4,0mm por exemplo).

Resumindo:

  • Usar o tipo de fio recomendado no modelo
  • Fazer a amostra com a agulha recomendada no modelo
  • Se a amostra tiver mais malhas que o modelo indica, aumentar o diâmetro da agulha
  • Se a amostra tiver menos malhas que o modelo indica, diminuir o diâmetro da agulha



Para quem tem prática de tricot estas informações serão triviais mas para quem está a começar podem ser mais confusas. Caso tenham dúvidas em relação a estes conteúdos façam um comentário. No fim da série tentarei compilar as vossas dúvidas e fazer um post com as respostas.

2 comentários:

kraftier disse...

Nunca tinha pensado no número de malhas,sabia que tinha a malha apertada e que tinha de usar as agulhas mais grossas do que o recomendado para o fio,para a malha ficar "bonita".No final destes post's ainda me aventuro numa obra grande!!!

Vchapéus disse...

Excelentes dicas, muito obrigada e parabéns pela partilha!