31 março 2011

tricot e crochet

Ontem foi o nosso encontro habitual das quartas feiras. As mantas vão crescendo e o entusiasmo também. Em lã, em fio de algodão, com cores diferentes. É bom e motivante tricotar em grupo e este é um dos momentos momentos bons e ansiados da semana.
No sábado a Manuela Martins vai dar início a um workshop de crochet, em duas sessões. O projecto vai ser uma bolsa para usar nesta Primavera/Verão. Aproveito para informar que a newsletter já foi enviada mas continuo a receber muitos mails devolvidos por falta de espaço nas caixas de e-mail ou por erros no e-mail fornecido. Se for o seu caso contacte-me (dotquilts@gmail.com).

20 março 2011

Bordar

Temos um estado de espírito diferente quando bordamos. Só ou em grupo, é calmo e permite-nos evadir. Não é difícil mas exige de nós concentração e disponibilidade. Desde o traçar do risco à lavagem suave e depois ao passar a ferro em que se revelam todos os pormenores. A luz dá-lhe uma personalidade própria e podemos vê-lo de muitos ângulos. E se à primeira vista parece intimidante, depois constata-se que bastam alguns pontos simples para começar: ilhós, bolinhas, ponto atrás, ponto de cadeia, ponto pé de flor, canutilho e nózinhos.
(workshop Pontos de Bordado I da Dotquilts)

16 março 2011

Tricanas e o tricot das quartas feiras




Como disse nas últimas notícias, o ponto seguinte para as nossas mantas de tricot, seria inspirado em Coimbra.
Há algumas semanas a Fernanda F. levou-nos umas meias lindissímas tricotadas pela mãe (o meu muito obrigada a ambas). Em tempos essa senhora tinha feito muitos pares para ao grupo folclórico das tricanas de Coimbra. Todas as participantes no encontro se entusiasmaram com a malha e por isso queremos partilhá-la aqui para que, quem nos lê tenha também a oportunidade a executar. Como pomos um nome a todos os pontos que fazemos a este chamámos ponto das Tricanas
Ponto das tricanas:
montar um número de malhas múltiplo de seis mais três
  • 1ª volta (avesso): 1 malha ourela,  *1 malha liga, uma laçada, 1 malha liga, tricotar três malhas juntas em liga, 1 malha de liga, uma laçada*.   Repetir de * a * . 1 malha de liga, 1 malha de ourela
  • 3ª volta (avesso): todas as malhas em liga
  • 4ªvolta (direito): tricotar todas as malhas  em meia
  • 5ªvolta (avesso): repetir a primeira volta
 
E para a semana daremos o ponto da situação das mantas que cada uma está a fazer.

14 março 2011

Hardanger

Não é difícil mas é viciante. Que o digam as várias participantes dos workshops de Hardanger. Desta última vez os tons mudaram e o tom sobre tom mudou para branco e cinza. Melhora o contraste e a aprendizagem dos pontos.
No seu livro de agulhas, a Ana P. não resistiu a acrescentar mais um detalhe na contracapa. A mostrar que, em qualquer situação, se pode personalizar o que se faz.

13 março 2011

enxoval

O segundo ciclo do enxoval está quase no fim e hoje foi a vez dos cueiros. Rosas (a maioria) e azul. É uma peça terna, que dá gosto fazer e intemporal.

04 março 2011

Medallion quilt

Amanhã é a primeira das três sessões que vão ser necessárias para completar um quilt medalhão. Porque os dias começam a brilhar cada vez mais e este quilt vai ser terminado em plena Primavera, as cores pastel foram a escolha. Com estas ou outras cores, este tipo de construção concêntrica permite começar sem programar e dá uma liberdade total a quem o faz.
Tomei-lhe o gosto depois da minha participação em vários round robin onde a adição sucessiva  de rebordos (por diferentes participantes)  foi o método escolhido. Um rebordo pode ser tão simples como uma série de quadradinhos à volta do medalhão central ou mais elaborado, como este. A escolha fica ao critério de cada um.

03 março 2011

notícias das quartas feiras

Nestes nossos serões cabem muitas coisas. Por ideia da Teresa, que nos ofereceu estes caderninhos personalizados, registamos agora as nossas malhas em receitas de tricot.
Partilhamos as últimas novidades que cada uma encontra aqui e ali. E já agora, ali continuam entusiasticamente os seus encontros.
Alguém começa a sua aprendizagem. Desta vez foi a Filomena.
E resolvemos transformar a nossa tira de registo de malhas, numa peça utilitária.
Iniciámos uma manta de quadrados, cada um correspondente a uma malha aprendida. Desta vez, e como no grupo há muitas iniciantes, ficámo-nos pela liga e meia mas para a semana a inspiração vai ter origem em Coimbra. Aguardem por mais notícias.
 E por fim mas não menos importante, provam-se outras receitas. Desta vez foram os queques de cenoura da Ana Paula. Acho que nenhuma fotografia lhe poderia fazer justiça.

01 março 2011

Summertime Friends

Chegou há poucos dias, esta colecção da designer australiana Lynette Anderson.
Desenhada para a marca japonesa Lecien, Summertime Friends tem sido um sucesso em todo o mundo e está agora também em Portugal, na Dotquilts.