22 dezembro 2011

free motion quilting


O free motion quilting é um tipo de acolchoado que nos permite uma grande versatilidade. No caso de mantas em appliqué é quase sempre o que escolho (para além do quilting à mão) porque me permite um maior respeito pelos espaços e formas que desta forma ficam bem evidenciados.

É uma técnica que se desenvolve e pratica e no meu caso, sempre que a executo, sigo algumas etapas que me ajudam bastante.

  • a preparação da manta para acolchoar obriga à preparação e disponibilização de um espaço razoável. Por isso, sempre que possível preparo mais do que uma manta de cada vez.


  • encho algumas canelas para não ter de interromper o trabalho para isso.
  • uso sempre luvas de quilting. Consigo um melhor controlo da peça (porque a ponta dos dedos é aderente)  e maior precisão dos movimentos. De inverno ainda se notam mais as vantagens da sua utilização.
  • Faço sempre um aquecimento numa pequena sandwich preparada para o efeito. Permite-me ganhar mão, acertar a tensão da máquina, tamanho de ponto etc. Embora se dispenda algum tempo nesta fase, garanto que vale mesmo a pena. Quanto aos materiais que uso para este exercício, reaproveito-os depois noutro tipo de trabalho.

Finalizar tarefas e projectos é comum nestes últimos dias do ano. Significa a possibilidade de começar um ano de fresco e um excelente pretexto para iniciarmos aquele trabalho tão aliciante que temos vindo a adiar.
Mas se finalizar esta tarefa agradável é muito bom, melhor ainda é conseguir acabar alguma coisa aborrecida mas necessária (e dessas não vale a pena aqui falar). Foi o que fiz no dia 20 e saiu-me uma tonelada de cima.

Do saquinho nº20 do meu Calendário de Advento saiu:
conseguir finalizar uma tarefa aborrecida 
e do 21º saquinho
finalizar uma tarefa que gosto muito

2 comentários:

kraftier disse...

Um dia ....lá longe...hei-de fazer free motion que irá deixar a minha professora orgulhosa! (rssss)

isabel disse...

Esta é uma tarefa que está ainda por fazer! Excelente explicação.