04 dezembro 2011

...cada agulha com seu uso (3)

A vulgarização do uso das agulhas circulares deu-se nos anos 70 e apanhou-me nos meus primeiros anos de tricot. É por isso que são as agulhas que mais uso.
As agulhas circulares adaptam-se a todo o tipo de tricot mas a sua utilização tem enormes vantagens quando se fazem peças de com voltas de grande comprimento. É o caso de xailes, que voltaram a estar na moda e que exigem um comprimento de agulhas significativo. 
As agulhas circulares mais comuns têm 80 cm de comprimento mas se se trata de peças de grandes dimensões, como os xailes e as mantas há comprimentos maiores que facilitam o trabalho. 
(obrigado à Hemi que permitiu fotografar o seu xaile)

Uma outra excelente utilização destas agulhas é o tricot circular. Muitas peças como boinas, luvas, mangas, meias ficam muito mais bonitas e confortáveis se forem feitas circularmente, não tendo costuras. Habitualmente isso consegue-se usando as clássicas 5 agulhas mas podem igualmente usar-se as agulhas circulares. Para este tipo de trabalho devem usar-se 2 pares de agulhas circulares, de preferência mais curtas e com a mesma espessura. 
Muito há a dizer sobre agulhas circulares e num próximo post continuarei a falar sobre elas e as suas características.

Hoje é o 4º dia do Advento e faço este post enquanto ouço um disco oferecido por uma amiga que sabe que eu gosto de fado. Como alfacinha estou muito feliz por o fado ter sido considerado património imaterial da humanidade
Tenho ouvido duro mas gosto de música, embora só tenha tempo para a ouvir no carro ou quando me sento ao computador. A música envolve-me, alegra-me e dispõe melhor o meu dia e  por isso saiu hoje do 4º saquinho do meu calendário de Advento.
Música

Sem comentários: