16 janeiro 2007

Talego (scrapbag)








Sem modelo nem padrões, os talegos eram feitos dos retalhos que havia e com a imaginação de cada um. Até se usavam pedaços da roupa velha, onde ela estivesse menos coçada. Mas podia-se sempre dar-lhe um ar mais janota, rematando com uns biquinhos. Este talego foi feito com a mesma técnica e simplicidade dos da minha avó.
Este tipo de acabamento é também usado no quilt americano. Os prairie points são uma forma de acabamento bastante usual e a sua execução muito simples.

6 comentários:

Xinapatch disse...

Muy bonitos!

Anónimo disse...

Gracias Xina

Anita disse...

I love your scrap bag - wonderfull colors :-D

Anónimo disse...

Olá! que lindos seus trabalhos, parabéns!
beijo

Guidinha Pinto disse...

Talego: um saco em pano onde os alentejanos guardavam pão? Também pode ser? Pelo menos foi a informação que obtive. É que estes sacos, no tempo da minha avó, eram usados como envólucro para levar e trazer bens alimentares ou outros, quando de férias na Serra da Lousã. Traziamos diversos sacos com broa, presunto, chouriças... levávamos de volta com açucar, bacalhau, uma peça de chita para uma blusa ... Levarás? Trazerás! Era o lema. É de certeza o mesmo saco, mas com outro nome.
Gostei muito do seu talego :)
Saudações cordiais.

Anónimo disse...

@Guidinha Pinto - Nem mais, para os alentejanos, o talego é o saco do pão. Experimentem guardar o vosso pão (caseiro) num saco de pano e num saco de plástico, e comparem nos dias seguintes ;)