14 setembro 2012

as amostras de tricot - como bloquear uma amostra - 3

Para que as peças de tricot se ajustem ao modelo e ao corpo que as vai usar, fazer as amostras é absolutamente necessário. Já vimos que se devem fazer amostras dos vários pontos que vamos utilizar e também já aqui falei como escolher a agulha quando se seguem estritamente as indicações de um modelo.
Para além disso a amostra deve ser tratada da mesma forma que a peça final, ou seja também deve ser bloqueada, para que a determinação das malhas e voltas seja o mais precisa possível. 
Para bloquear uma amostra começamos por mergulhá-la num recipiente com água tépida.
A amostra deve permanecer aí cerca de trinta minutos, para garantir que todas as fibras ficam hidratadas, mas sem agitação, para não feltrar.
Retira-se e aperta-se ligeiramente apenas para retirar o excesso de água. Não se deve torcer.
Coloca-se sobre uma toalha bastante absorvente, ajusta-se mais ou menos à sua forma, e enrola-se como uma torta. Aperta-se o rolo com suavidade.
Coloca-se sobre uma outra toalha turca que por sua vez está sobre uma superfície onde se possam espetar alfinetes. No meu caso uso placas de esferovite.
Alinha-se um dos lados, de forma que essa ourela fique perfeitamente recta (poderá haver situações em pontos ajourados em que isso não possa ser assim). A malha não deve ficar esticada nem com pregas. Colocam-se alfinetes ao longo da ourela, a espaços regulares. Mede-se o comprimento desta ourela.
Faz-se o mesmo na outra ourela tendo o cuidado de a posicionar com o mesmo comprimento da anterior.
Faz-se o mesmo com o topo e a base da amostra.
No final devemos obter um formato rectangular com os lados iguais dois a dois.
Deixa-se secar pelo menos 24h e só depois se retiram os alfinetes. O tempo de secagem depende da espessura do fio e das condições climtéricas. Por isso podem ser necessárias mais do que 24h.
A amostra está agora pronta a ser usada nos cálculos da peça.

5 comentários:

Odette disse...

Excelente explicacion....para tener muy en cuenta.

Abrazos

Odette

Vchapéus disse...

Muito boa a explicação, obrigada pela partilha!

MMM... disse...

Como em tudo na vida há sempre coisas para aprender!
Obrigada pela preciosa partilha.
B&A

Tons Neutros disse...

Não fazia a mínima ideia. Obrigada pela partilha. Bjs

Anónimo disse...

Olá, gostava de saber onde bloqueia uma peça de roupa grande como ser uma camisola, também o faz em esferovite o pode ser feito numa mesa ou encima de uma toalha. Obrigada! Ana