25 setembro 2016

o tempo das romãs ou as cinco etapas a seguir quando pensarem nas prendas de Natal


A semana passada o meu pai trouxe-me, da terra, as primeiras romãs. Há frutos que ainda marcam a sucessão das estações e a romã é um deles. Começa a aparecer no início do Outono e traz-me sempre a nostalgia dos dias pequenos, do frio, e do conforto de estar em casa.
Hoje estamos precisamente a três meses do próximo Natal e é já um tempo tão próximo que não podemos descurar muito a organização das prendas.
A prendas feitas por nós têm um gosto muito especial e por isso, mais do que as outras, devem ser pensadas atempadamente e de uma forma muito pragmática. É certo que não conseguimos fazer todas os projectos que gostariamos e por isso há que racionalizar os meios: tempo e orçamento. De uma forma prática podemos estabelecer 5 etapas para acabar a tempo as nossas prendas.

1- Devemos fazer o levantamento das pessoas a quem pretendemos oferecer prendas feitas por nós. Só este tema faria correr muita tinta. Mas aconselho a estabelecer uma lista com as prioridades. Não quer dizer que o mais prioritário sejam as pessoas afetivamente mais próximas. No caso de não apreciarem o nosso trabalho, por exemplo, não vale a pena o investimento em detrimento de outros casos.
Claro que esta prioridade deve ser estabelecida por cada um e não há regras a apontar.
Vamos supor que tenho na lista 5 pessoas (é pouco, mas é realista)

2- Há que ver qual o tempo que temos disponível para executar as peças. E então devemos ser bem realistas. Se é do serão que dispomos e apenas algumas horas ao fim de semana, não devemos contar com essa disponibilidade todos os dias porque podemos ter outro compromisso, estarmos doentes etc. Devemos pois contar com cerca de 2/3 do tempo que inicialmente prevemos ter disponível.
Imaginem que posso gastar por semana 4 serões de 2 horas até dia 18 de Dezembro. Isso vai-me dar cerca de 14 semanas e um total de 96h. Se contarmos com 2/3 ficamos com 64h. Pois é os três meses estão reduzidos a 64 "míseras" horas.

3- Vamos também escolher as peças para cada uma das pessoas da lista de "eleitos". A maioria das pessoas sabe fazer uma estimativa das horas que gasta a fazer determinado tipo de projecto. Um gorro pode ser feito em menos de 4h e um quilt pode levar mais de 20h. Tendo em conta que da minha lista constam 5 pessoas tenho cerca de 12 h para cada projeto e por isso posso fazer algumas peças mais ambiciosas se "roubar" algum tempo a outras mais simples.
Imaginem que tendo somado as estimativas dos tempos que pensam gastar em cada projeto, o tempo total ultrapassa as 64h. Podem ter várias alternativas: mudar para um projetos mais simples, investir um pouco mais de tempo numa determinada peça que querem mesmo fazer (sabendo de antemão onde ir tirar o tempo). Imaginem que pretendem tricotar um cachecol muito trabalhado: podem fazer um ponto mais simples ou aumentar a espessura do fio.

4 - Feito este levantamento é bom também estabelecer os limites que o nosso orçamento nos permite. Não é por ser feito à mão que uma oferta é menos dispendiosa e custo deve ser avaliado à priori.

5- Estabelecer datas limite para terminar cada peça. Parece sempre que o tempo é muito e se não compartimentarmos o tempo destinado a cada peça, corremos o risco de chegar ao Natal com metade ou tudo por acabar.

Mais do que tudo, sejamos práticos, realistas sem deixar de ser entusiastas porque não há nada melhor que ver a expressão de alguém que recebe uma prenda feita por nós e a aprecia realmente.



7 comentários:

Ana Barata disse...

tudo tão bem explicadinho, Luisa! só duma pessoa que sabe gerir bem o tempo!
Eu tenho esse problema: "o passo maior que a perna"! E todos os anos repito para mim, que este ano é que vou conseguir!
POis que seja este!
Obrigada pela dica!
bjs

Luísa Silva disse...

Olá Ana. Esse problema é comum à maioria das pessoas. O desejo de partilhar as nossas coisas com as pessoas a quem queremos bem leva-nos ao ponto de não conseguirmos perceber os nossos limites. Mas há sempre oportunidade para rever a questão. Beijinhos

Unknown disse...

É isso mesmo!!! Mas há tanta coisa linda para aprender e esqueço me que só tenho 2 mãos....����

Haus Immobilier disse...

Adoro estas dicas! Isso ajuda muito

raj biswas disse...


That is a great tip particularly to those new to the blogosphere.
Simple but very accurate info? Thank you for sharing this one.
A must read post!
Appreciating the hard work you put into your site and detailed information you present.
Wonderful read!
english stories english short stories with moral value What is the factorial of 100

메이저놀이터 disse...

I figure this article can be enhanced a tad. There are a couple of things that are dangerous here, and if you somehow managed to change these things, this article could wind up a standout amongst your best ones. I have a few thoughts with respect to how you can change these things. 메이저놀이터


oncainven disse...

oncainven