26 agosto 2012

As amostras de tricot - 1

Resolvi escrever esta série de posts depois de constatar, ao longo de muitos workshops e encontros de tricot, como a maioria das pessoas é avessa a fazê-las. Como para mim são muito importantes vou explicar, ao longo desta série, como se fazem, como se usam, que utilizações podem ter. Espero que estas informações vos sejam úteis e que no fim eu tenha conquistado mais algumas para o grupo "das que fazem sempre a amostra".

Para que serve a amostra
A função mais imediata da amostra é permitir fazer o cálculo do número de malhas e de voltas necessárias ao nosso projecto. Mas pode ter outras mais valias de que falaremos num outro post.

Que amostras fazer
Quando um projecto de tricot tem mais do que um tipo de ponto, será necessário fazer as amostras necessárias aos vários pontos utilizados. Muitas vezes fazemos só a amostra em malha lisa mas isso pode prejudicar o cálculo. Como se pode ver nas fotos, duas amostras com um número semelhante de malhas, têm uma largura completamente diferente.

Amanhã daremos continuidade a este tema e vamos falar das agulhas a utilizar.

5 comentários:

Vchapéus disse...

Excelente post! Aí está uma ideia que me vai ser muito útil para não estar sempre a desmanchar! Obrigada!

Unknown disse...

Gosto muito da dicas que falas vou esperar o próximo post! bj

kraftier disse...

Não sendo uma expert em tricot ,não tenho habito de as fazer, mas agora que li o Post com olho de ler... se juntar-mos todas as amostras que temos dá uma manta de sofá em patchwork/tricot muito gira!

Libelinha disse...

A minha mãe tinha um saco enorme de amostras em tricot para poder rever os vários pontos. Era quase uma centena e aqui a Libelinha, ainda em pequena resolveu aproveitar aquilo para fazer roupa de bonecas.
Claro que quando a mamã Libelinha descobriu pôs a Libelinha de castigo. O pior de tudo é que aquelas amostras agora davam-me a mim um grande jeitaço já que faço do tricot e do crochet o meu trabalho, o meu modo de vida!...

Paula disse...

Excelente ideia! Também tenho sempre preguiça de fazer as amostras. Tenho um deposito de rendas de crochett que me foram dadas pela minha sogra. Mas de tricot nunca juntei nenhumas porque as poucas que fiz a seguir desmanchei. Vou começar a guarda-lãs.