02 dezembro 2011

...cada agulha com seu uso (2)

Usar agulhas circulares ou agulhas rectas é fundamentalmente uma questão de hábito e gosto pessoal uma vez que praticamente todo o tricot se pode fazer com ambos os tipos de agulhas. Digo praticamente, porque há algumas técnicas/modelos que se fazem muito mais facilmente com agulhas circulares.
Deixando de parte o gosto pessoal eu recomendo as agulhas rectas nas seguintes situações:
  • Para trabalhos pequenos como botinhas de bébé, amostras, cachecois. Embora muito adequadas para pequenos trabalhos, as agulhas rectas podem também ser utilizadas para tricotar peças maiores pois existem em vários comprimentos
  • Para quem se está a iniciar no tricot. Muitas vezes o fio que une as duas pontas das agulhas circulares é um factor de stress porque se enrola e perturba o trabalho.
  • Para quem tem a malha apertada. Quando se tricota com agulhas circulares a dada altura as malhas passam da agulha para o fio extensor. Na volta seguinte, as malhas têm de voltar a deslizar para a agulha para serem tricotadas. No caso de se ter a malha apertada esta passagem do fio extensor para a agulha pode ser mais dificil porque a agulha tem uma espessura superior ao seu fio. esta situação não se verifica nas agulhas rectas cuja espessura é sempre a mesma.
a utilização das agulhas circulares será tratada no próximo post sobre o tema  cada agulha com seu uso.
Dia 2 do calendário de Advento e minha actividade positiva de hoje é :
Lazer
Não é necessário tirar um mês de férias e ir para o estrangeiro. 30 minutos de tricot ao serão, com a família,  é um bom exemplo de lazer, não acham? 

1 comentário:

laurinda disse...

desde tricot, costuras, etc dão-nos um outro alento que sabe tão bem:) penso por vezes como é possível, sentir-me tão bem ao fazer estas coisas, outros perguntam-me como tens tempo para tudo:))