06 junho 2013

A perversidade da cor




Tricotar uma lã multi-colorida é sempre um entusiasmo. Que cambiante virá a seguir? É esta a questão que colocamos ao longo de cada novelo. E isso diverte-nos, obriga-nos a fazer sempre mais uma volta e a prolongar o serão mesmo quando já vai longo.
Mas nem tudo é linear quando se trabalha com cores que variam muito gradualmente ao longo do fio. Nestes casos a peça fica com riscas coloridas, tanto mais largas quanto menor o número de malhas das voltas. Se isso é muito giro em écharpes, xailes, cachecois, tratando-se de uma peça para vestir, aí o caso muda de figura. 
Comecei este casaco com um modelo de um livro mas depressa pus de lado a ideia. Riscas horizontais, com estas cores, ao longo da frente e das costas estava completamente fora de questão. 
Reformulei tudo e comecei um novo casaco com as malhas travessas na parte de baixo do corpo. Não estou a seguir nenhum modelo mas estou a gostar bastante do efeito. Agora vai ser um ápice até o acabar!

03 junho 2013

De gancho




Renda de gancho (ou de ganchada) é mais uma renda que ando a revisitar. É de execução muito simples mas de grande efeito. Embora com vida própria, é quase sempre acompanhada de entremeios e aplicações em crochet, mas nunca passa despercebida.
O primeiro post desta série não podia ter melhor protagonista. Uma renda finissima, feita no Pico por mãos que sabem, e que me foi oferecida pela minha amiga Nélia. Uma verdadeira obra prima!


02 junho 2013

Por uma linha

O hábito de ter várias peças começadas, apesar de poder ser considerado um inconveniente, tem para mim algumas vantagens. 
Além de me não me aborrecer (quando é assim passo para outra) também me permite acabar rapidamente um projecto pendente por um fio. Muitas vezes a razão para parar a determinada altura tem a ver com o facto de alguma coisa não me agradar e prefiro parar, amadurecer as ideias e depois prosseguir. A maior parte do que faço, vou inventando, desenhando, calculando, e por isso  não são imediatas. 
Esta blusa de Verão, foi começada há quase um ano, pela época mais quente. O fio é muito irregular e com um comportamente específico. Daí ter optado por um modelo muito simples onde só a ourela de baixo foi trabalhada. 


Foi feita toda em tricot circular para não ter costuras, pois neste tipo de fio é dificil cerzir ourelas sem que o efeito da junção das várias peças fique irregular. 
Até à cintura fiz uma modelação ligeira para cair melhor e o início das mangas e decote em malha de liga só para uma certa definição. 
O facto de ser toda feita de uma vez tem ainda a vantagem de a poder usar do "avesso".
É mais um projecto formiga, acabado na Primavera para usar neste verão!