23 novembro 2011

kokka

(Echino)
Parece que os últimos posts têm sido maioritariamente bege. Por isso nada melhor que kokka, acabados de chegar para colorir este espaço.
Amanhã, se aparecer o Sol e os pudermos fotografar, já os poremos na Dotquilts on line.
(Heather Ross - Far, far away III)

19 novembro 2011

...cada agulha com seu uso

Para poder escolher um acessório é fundamental conhecer as suas especificações. Muitas vezes há pormenores que parecem superficiais ou mero adorno ou não se percebe muito bem o porquê de serem assim. Mas, muitas das vezes, são pequenos nadas que fazem de um acessório, um elemento especial e o tornam imprescindível. 
Hoje em dia, com a imensa oferta de agulhas para tricot torna-se difícil a escolha. À semelhança do que já fiz para os dedais (1 e 2) vou dar algumas dicas sobre agulhas de tricot que talvez possam ajudar algumas tricotadeiras, na altura de escolher as suas agulhas de tricot.
Começo pelas agulhas de ajourados (as famosas lace) utilizadas nas malhas rendadas dos xailes, écharpes etc. No caso da marca alemã Addi o aspecto que salta à vista nestas agulhas é a sua cor dourada. Comecemos então por isso mesmo. Esta cor não é pretensão e resulta da aposição de uma liga especial na superfície das agulhas que as torna menos escorregadias que as inoxidáveis. O resultado é uma agulha que permite um melhor controlo e evita mais o cair das malhas, que é uma situação crítica neste tipo de tricot. Um aspecto prático é que a cor permite o seu reconhecimento no meio das restantes agulhas.
Outro pormenor que as diferencia é a sua ponta,  mais aguçada que as agulhas comuns de tricot. Quando se tricota pontos ajourados a relação entre a espessura da agulha e o fio não é a habitual pois trabalham-se fios finos com agulhas relativamente grossas. Trabalhar um fio fino com agulhas grossas torna-se muito mais fácil quando a ponta da agulha é fina. 
Para além das malhas ajouradas tenho experimentado estas agulhas em outras situações e resultam muito bem em fios de pouca torção. 
Para a próxima falarei de agulhas circulares e agulhas rectas.

09 novembro 2011

...

Com algum atraso em relação ao prometido mas ainda muito a tempo para ser feito até ao fim este mês.
Resolvi condensar as partes dois e três do tutorial do Calendário de Advento. A última parte está pronta e pode fazer o seu download na próxima newsletter da Dotquilts, que sai este fim de semana.

03 novembro 2011

pontinhos das aulas

Uma interpretação belíssima de um modelo de Yoko Saito.
Pontinho a pontinho o quilting e o appliqué irrepreensíveis.
Feito nas aulas da Dotquilts por Rosa G.