12 dezembro 2011

...cada agulha com seu uso (5)

As agulhas de bambú começaram a ser mais divulgadas há relativamente poucos anos mas criaram imediatamente uma legião de adeptos. E há razões para isso:
  • o bambú é muito leve e por isso facilita os movimentos do tricot,
  • tem um toque orgânico, sem o frio do metal que torna as agulhas muito agradáveis de usar,
  • não fazem o tic, tic do metal (para alguns isto é importante),
  • têm maior aderência ao fio pelo que são óptimas para quem começa a tricotar. Esta característica também torna as agulhas de bambu muito indicadas para o tricot circular com 5 agulhas uma vez que as metálicas escorregam muito mais (sobretudo se são mais grossas e por isso mais pesadas).
As agulhas de bambu mais finas têm alguma tendência para curvarem ligeiramente sobretudo se se tem a malha apertada ou se faz mais força nas agulhas ao tricotar. Este aspecto em nada diminui a sua qualidade já que uma ligeira curvatura ajusta-se à mão e não prejudica o trabalho.
Não houve post no dia 10 porque o saquinho do meu calendário de Advento tinha:

Trabalho

e não houve no dia 11 porque o saquinho desse dia tinha:

Descanso

Há alunas que frequentam regularmente as minhas aulas e hoje estiveram presentes, por coincidência, a mais nova (15 anos) e a mais velha (84). Gostar de aprender é uma das coisas boas que podemos usufruir toda a vida. Ensino e aprendo em cada dia e foi isso que saiu do meu saquinho de hoje:

Aprender (sempre)

4 comentários:

Naná disse...

É das coisas que mais me agrada na vida: aprender! Acho que vou chegar aos 84 anos e continuar com esta sede de aprender e de saber mais sempre pregada na minha essência!

Rosamar disse...

Está bonito, mas devia ter iniciado o canelado executando primeiro uma volta denominada "rolinho".

Luísa Silva disse...

Muito obrigada pelo seu comentário Rosamar.
Há uma razão para que a peça que vê começada no post não tenha sido começada com rolinho. Essa técnica esteve na moda nos anos 80 e 90 mas hoje em dia já não é tão usada. Isto do tricot como tudo na vida, tem ciclos e neste momento usa-se muito mais este tipo de montagem.
Luísa

Açor disse...

Cada post seu é como que uma aula para mim. Continuo a aprender e como eu gosto de fazê-lo, mesmo que á distância! Bjs.