18 novembro 2010

devagarinho

Quando olho para trás parece-me inacreditável que alguma vez tivesse tido tempo para fazer peças tão extensas e exigentes de tempo.
Mas se hoje não tenho tempo para projectos muito prolongados não deixo de apreciar fazer com paciência, com pormenor. Opto por isso por peças mais pequeninas. Consigo acabá-las, apreciá-las e usá-las.
(Este foi o projecto aplicativo do workshop de hardanger nível 1)

16 novembro 2010

a história do risco a pedido

Se a qualidade de um bordado começa no risco, até hoje não encontrei nenhuma fórmula universal para o fazer.
Depende de muitas coisas e sobretudo do saber e da técnica da bordadora. Alguns riscos são feitos segundo técnicas ancestrais guardadas em segredo e feitas por riscadoras profissionais.
Os meus riscos são feitos de várias formas, que fui aprendendo/adaptando e que se adequam ao meu gosto, mas continuo a fazer sempre que é possível o levantamento das técnicas portuguesas de riscar bordado.
E de todas nenhuma me surpreendeu tanto como esta encontrada em terras algarvias. Em visita a uns amigos tive oportunidade de ver monogramas bordados, coloridos e preciosamente enfeitados com diferentes motivos. 
Na altura em que o a serra algarvia não tinha a acessibilidade de hoje, era dificil para as mulheres arranjarem riscos variados para enriquecerem o enxoval. Nos anos quarenta vagueava por aquelas bandas um homem, de origem francesa, e que a pedido riscava directamente no pano o desenho pretendido. Segundo uma das bordadoras, a troco de uns escudos ou de uma refeição o pedinte riscava com mestria, as letras e os adornos pretendidos.
Não se sabe quem era, nem o que lhe aconteceu mas os riscos permanecem vivos nos bordados que desenhou.

15 novembro 2010

a stitch in time

O baú da D. Irene tem muitas coisas e coisas maravilhosas. Todas as semanas a D. Irene me traz um mimo novo e partilhamos o gosto que temos pelos ajours, pelas rendas, pelos utensílios de outros tempos. 
Ensino-a e ensina-me. Podia ser mais que minha mãe mas é a minha aluna mais jovem.
Também nos traz pupias da sua terra, que me lembram a minha casa. É bom começar assim a semana.

11 novembro 2010

workshops em cores de Natal

Os próximos workshops de tricot são já no sábado e, pela manhã,  vamos ter novamente cores de Natal num projecto que pode ter muitas variantes e aplicações. À tarde as tranças e borbotos são o tema e algumas imagens destas técnicas podem ser vistas aqui.
 O sábado passado foi também em verde e vermelho num crochet muito natalício.
E na próxima newsletter vamos enviar a informação relativa a todos os workshops a realizar até ao fim do ano.