27 junho 2010

Outros nomes

 
Os olhos da D. Conceição Maciel brilham mais quando me mostra as suas rendas, obras primas que já vêm do tempo da sua bisavó.
Grande artesã do Pico, sabe de cor os nomes das rendas que lhe passaram pelas mãos e a ela se deve, em grande parte, a preservação deste belíssimo património. A esta, chama renda de caçador e eu, das minhas origens alentejanas, conheço-a como lérias e pilérias. Outros nomes a mesma beleza.

26 junho 2010

Na loja

 


Os tecidos chegam com regularidade à loja mas nem sempre há tempo para actualizar a newsletter. Por isso pode também saber as últimas notícias aqui.
 

25 junho 2010

Entrepontos

 
Todas são ávidas de saber e entre os pontos previstos outros pontos se deram.
A azul, a sua cor preferida, são os pontos da Nélia. Há muito que queria aprender sashiko mas o oceano pelo meio torna tudo mais díficil. Mas do longe se faz perto.

20 junho 2010

Criação Velha

O Pico ainda não se deixou ver e, por enquanto, a vista mais desafogada é para o Faial. Na Criação Velha o curso tem sido uma festa. Cá fora o ar e o chão são limpos e estas cores e formas inspiradoras.


17 junho 2010

tic tac

Em breve vou buscar a almofada, enrolar uns bilros, fazer uma rendinha e deixar-me embalar-me no tic tac.  Estas rendas, foram feitas com um fio de linho que encontrei há anos numa retrosaria na Noruega. Tão bom de trabalhar que acabou rapidamente e ainda não encontrei um substituto à altura.
 
À falta desta,  vou usar  um linho cru  e esperar para ver os resultados. Lá mais para diante .

13 junho 2010

Em espiral

Viver alguns dias junto das pessoas das ilhas proporciona-nos momentos calmos, preenchidos e inesquecíveis. Abrem a porta e o coração e permitem-nos apreciar mantas que já criaram várias gerações de "pequenos". Cada pedacinho já foi vestido, saia ou blusa e muitos vieram da América nos característicos anos trinta. 
Pela simplicidade de execução e multiplicidade de efeitos, o Logcabin é  um dos blocos  mais  vistos em todo o  mundo e encontra-se distribuído em mantas antigas, quer no continente quer nos Açores. É dificil avaliar se a maior influência nas ilhas se deve ao contacto com o continente ou a emigração para os Estados Unidos porque toda a gente os faz como a mãe e a avó já faziam.
Curiosamente, das muitas mantas que já vi, praticamente nenhuma tem todos os blocos com a espiral de construção no mesmo sentido. Predomina quase sempre o sentido dos ponteiros do relógio mas, de vez em quando, um bloco aparece em sentido contrário. Pormenores para regalar os olhos.

05 junho 2010

Dorme meu menino

Quando alguém entra de novo na loja e me pergunta para que servem aqueles tecidos, esta é uma das opções que indico.
Para além do patchwork, há muitas maneiras de os empregar, mas nenhuma suplanta as vestimentas pequeninas. Mais clássicas ou nas versões mais arrojadas, são sempre um regalo para os (meus) olhos.

03 junho 2010

casamentos felizes

Um monograma vermelho bordado num linho beirão com mais de 100 anos, é uma conjugação muito feliz.Mais do que qualquer outro registo bordado são elementos afectivos e pessoais que permanecem sempre ligados a quem foram destinados.

Se muitos testemunharam casamentos felizes e duradouros, outros pelo menos mostram-nos o compromisso de muitas noivas que gravavam no enxoval as suas expectativas de um casamento para a vida.

Tive a sorte de me chegar às mãos, embora já muito retalhado, mas com tantos elementos de interesse que cada vez que o olho faço uma nova descoberta.

02 junho 2010

Mandarim

Embora incentive o registo sistemático da informação, a quem frequenta as aulas, confesso que os apontamentos raramente fizeram parte dos meus percursos de aprendizagem. É talvez por isso, que a forma como cada um interioriza e transmite no papel o que aprendeu, me fascina tanto. Ao longo da minha vida como formadora (destas e doutras matérias), tenho contactado com os apontamentos mais incríveis, mas os carateres do mandarim são tão diferentes do que vi até aqui que não resisti a um "apontamento" fotográfico.